Se você acha que apenas em turmas de projetos podemos estimular criatividade, está redondamente enganado! É claro que o nosso tempo não nos favorece. não é mesmo? Mas é preciso criar um espaço para que o estímulo à leitura e à composição escrita não se perca em meio a nossa rotina de ensino. O aluno precisa enxergar a gramática como uma ferramenta, um meio para se atingir um fim, e não o fim em si mesmo. Essa metodologia tem funcionado não só nas turmas de projeto, mas também nas turmas do Ensino Regular. A turma 1702! é um exemplo! Aqui estão alguns dos trabalhos do exercício "Carta a um amigo", em que os alunos deveriam elaborar uma carta a um destinatário - real ou imaginário! -, indicando algum filme a que tenham assistido. Primeiramente, foi necessário ensiná-los os elementos que compõem uma carta (data, saudação, despedida, a formatação do texto etc.). Em seguida, criamos, juntos, um "modelo" de carta. Depois, com folha de caderno, hidrocor ou lápis de cor, régua e muita criatividade, foi só partir para a brincadeira e colorir a comunicação! Confiram!
Nenhum comentário:
Postar um comentário