Na última semana, iniciei uma atividade para minimizar a dificuldade dos alunos do PEJA em relação à dinâmica de leitura de um texto verbal. Identifiquei limitações acerca da percepção de relações inter e intraparagrafais, e de que tais relações comporão o texto como um todo. Foi um árduo exercício, que exigiu muito tempo e paciência. O resultado, porém, tem sido satisfatório.
O texto escolhido foi de um livro didático, usado pela SEEDUC, e se chama "A criança aprende repetindo". Seguem o texto e a leitura orientada:
LEITURA ORIENTADA
Esse momento de nosso trabalho deve ser realizado em conjunto. No entanto, é o professor quem deve dar as "pistas" para que a turma consiga depreender sentido daquilo que lê e consiga, também, organizar mentalmente os segmentos textuais, seus significados, e perceber sua logicidade.
1º parágrafo: embora seja um parágrafo pequeno, o aluno precisa perceber que o autor estabelece uma ideia que norteará todo o desenvolvimento do texto - "O aprendizado consite em recordar, e a repetição é a base do processo".
2º e 3º parágrafos: é importante explicar à turma a relação que os 2º e 3º parágrafos estabelecem com o 1º. Neste caso, elencam elementos para exemplificar o que fora exposto no 1º - "Já se deu conta de que seu filho quer ouvir a mesma história, a mesma música ou o mesmo disco outra vez?". Tais exemplificações consolidam a tese defendida pelo autor e se alongam ainda no 3º parágrafo.
4º parágrafo: este parágrafo começa com o conector "mas". Os alunos precisam visualizar que esse elemento gramatical estabelece ideia de "obstáculo", "algo que se opõe" ao que fora colocado nos parágrafos anteriores, ou seja, a suposta verdade defendida, até então, de que a repetição consolida o aprendizado, possui, literalmente, um "porém" - "Mas, atenção! Suponha que a criança não repita corretamente." Em seguida, o autor discorre sobre a hipótese do erro.
5º parágrafo: é fundamental sinalizar para a turma que, neste parágrafo, o autor contrapões duas ideias distintas, que precisam ser depreendidas pelo leitor. A primeira é que a prática da repetição pode exercitar ainda mais a memória. A segunda é que essa mesma repetição pode ser desencorajadora em determinado momento da aprendizagem.
6º parágrafo: no desfecho, o autor reitera que a repetição, no processo do aprendizado, não deve ser uma atividade desestimulante. E finaliza com um provérbio: "Pode-se levar um cavalo ao pasto, mas ninguém pode obrigá-lo a comer."
EXERCÍCIOS
Após a leitura orientada, é importante que os alunos sistematizem tudo que foi discutido em grupo e elaborem respostas escritas. Elaborei, juntamente com a turma, "respostas-padrão" para que cada aluno as escrevesse em seu caderno. Dividi os exercícios em 3 etapas:
1ª etapa - Leitura individual e silenciosa.
Tópicos para serem abordados oralmente após a leitura:
a) qual o tema do texto?
b) quais os pontos principais abordados?
c) que palavras eu desconheço e que partes do texto eu não compreendi? (cada aluno poderá destacar suas "palavras desconhecidas", que devem ser expostas à turma a fim de que todos aprendam seus significados.)
2ª etapa - Relações Interparagrafais:
a) quantos parágrafos possui o texto?
b) qual o tópico frasal em cada parágrafo? (importante explicar o conceito de "tópico frasal").
c) que relações de sentido existem entre um parágrafo e outro? (neste momento, é importante pontuar os elementos gramaticais que terão papel fundamental nas relações intra e interparagrafais, como conectores, pontuações etc.)
3ª etapa - Relação do texto com outros assuntos do cotidiano do aluno:
a) Com que parte do texto você se identificou? Por quê?
b) O último parágrafo do texto possui uma mensagem. Identifique-a e discorra sobre ela.
c) Alguma vez essa mensagem serviu para sua vida? Cite uma situação específica:
Abaixo, os alunos da turma 152 do PEJA durante a atividade! Para eles, foi um enorme e inédito desafio!
Abraços,
Nívea Segreto.
Parabéns!!! É muito importante ver o envolvimento dos alunos e o seu.
ResponderExcluirForte abraço em todos!
Obrigada, Morgana!
ResponderExcluirE seja sempre bem-vinda ao nosso "cantinho"!
Abraços,
Nívea.
eis um pouco do que nossos alunos da EJA precisam: "um olhar atento às suas necessidades"
ResponderExcluirParabéns
Um abraço, Katia Moura/GEJA
Muito obrigada, Katia Moura!
ExcluirEsse retorno nos dá a segurança de que estamos no caminho certo!
Seja sempre muito bem-vinda!
Abraços,
Nívea.