segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Entre Deuses e Mitos - Emocionante texto de uma aluna de 11 anos !

Boa tarde, amigos!

Diferentes crenças e opiniões deveriam nos afastar uns dos outros? Os textos dos Cadernos Pedagógicos de Língua Portuguesa do 3ª bimestre nos têm levado a reflexões e discussões sobre as "diferenças", sobre como olharmos com respeito para o "outro", para sua cultura, suas crenças, suas raízes. E esse trabalho tomou dimensões significativas na turma 1602 da Escola Municipal Madrid...

Essa postagem foi extraída do blog da minha escola, a E.M. Madrid, e escrita por minha diretora adjunta, Paula Martins. Relata uma experiência em sala de aula que resultou em produções textuais belíssimas dos alunos da turma 1602. O texto que nos emocionou, porém, foi escrito pela aluna Guimel, de 11 anos.

Confiram como tudo aconteceu!

Carinhos,

Profª Nívea Segreto.


A Professora Nívea, de Língua Portuguesa,  abordava o tema LENDAS na turma 1602.  Em determinado momento um aluno disse que era cientificamente provado que não existiam sereias e a professora  explicou que  também não era cientificamente provado que existia Deus, mas que as pessoas acreditavam Nele.  Então todos chegaram à conclusão de que tanto Deus como as lendas são um mistério, são coisas mágicas. E começaram a falar sobre magia e sobre Deus até que chegaram na palavra UNIÃO, e os alunos decidiram que deveriam ser unidos e amigos. A partir daí eles conseguiram enxergar as suas diferenças e os erros que cometeram uns com os outros e decidiram perdoar e pedir perdão a todos que magoaram. Muitos alunos ficaram sensibilizados e alguns até choraram de emoção. 

No tempo de aula seguinte a Professora Vera Fátima, de Inglês, entrou em sala e iria aplicar uma prova. Devido à sensibilidade extrema em que boa parte da turma se encontrava, a professora adiou a prova e pediu que os alunos escrevessem um texto sobre o que estavam sentindo naquele momento.

Destacamos abaixo o emocionante texto da aluna Ghuimel, de 11 anos:

   "Hoje eu aprendi uma lição muito grande, eu senti coisas que eu nunca pensei que ia sentir, eu senti culpa, saudade, eu pedi perdão, eu perdoei, eu aprendi que devo valorizar as pessoas e coisas que eu tenho independentemente do preço, até porque esse tipo de coisa não tem preço, só sentimentos. A partir de hoje eu aprendi a amar pessoas que eu achei que odiava, eu passei a valorizar o tempo e cada segundo da vida, porque nenhum se repete. Eu passei a notar que tudo na vida tem seu valor. Eu aprendi que minha casa é o meu aconchego, que a escola é uma segunda casa e os amigos uma segunda família. Eu aprendi que os meus professores são os meus educadores, e que graças a eles tenho a vida que tenho, que agora até os professores que eu 'detestava' são meus heróis.
   Quero agradecer a Deus pela minha vida maravilhosa, pelos meus amigos, minha família e por tudo o que tenho. Hoje eu aprendi que até as pessoas que eu menos admirava agora são exemplos pra mim, hoje eu aprendi que o nosso coração é uma fonte de alegria e tristeza e que nós precisamos dos dois para podermos ser felizes, e que existem pessoas que eu só enxergava  um lado. Agora eu admiro muitas frases que  aprendi com a minha avó:

'Cada minuto na vida é um milagre na vida e que não se repete, por isso devemos aproveitá-los com sabedoria.'

'Todos somos anjos que voamos sobre uma asa só, por isso precisamos nos abraçar.'"

Ghuimel
14/09/2012
E.M. Madrid

2 comentários: