Queridos amigos,
gostaria de compartilhar as experiências desta semana com minhas turmas de 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, na E.M. Madrid, trabalhando a análise de imagens. Foram aulas bastante dinâmicas e as crianças se divertiram muito!
Na 6ª série, estamos trabalhando a estrutura do texto narrativo (tempo, espaço, personagens, enredo) e estudo das classes gramaticais (substantivos, adjetivos e advérbios). Na 8ª série, trabalhamos linguagem verbal e não-verbal, a dupla articulação da linguagem (significante e significado), efeitos de sentido das expressões não-verbais, além de revisão de classe gramatical.
As duas séries trabalham produção textual: construção do texto a partir do desenvolvimento do tópico frasal, formatação do texto, coerência textual, referencialidades, elementos coesivos e seus efeitos de sentido, intertextualidade e as relações inter e intraparagrafais.
Selecionei imagens muito emblemáticas, desde pinturas de Caravaggio a fotografias de Sebastião Salgado, passando pelas obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e pelas ilustrações do desenhista Gustave Doré para o conto de fadas "Chapeuzinho Vermelho", o primeiro texto do caderno pedagógico do 6º ano. Criei um roteiro de exercícios para a análise de cada imagem, a fim de nortear a leitura das turmas. Fiquei impressionada com a concentração e dedicação dos meninos!
As turmas não só fizeram análises muito interessantes e surpreendentemente amadurecidas das obras apresentadas, como também tiveram a oportunidade de elencar, descrever e caracterizar os elementos semióticos mais importantes! Com isso, chegar aos conceitos gramaticais de "substantivo" e "adjetivo", além de compreender o "advérbio" como elemento circunstancial, ficou MUITO mais fácil!
O próximo passo será a produção textual! Estou ansiosa!
Beijos a todos!
Profª Nívea Segreto.
Chapeuzinho Vermelho e o Lobo na floresta. Ilustração de Gustave Doré. A análise da turma 1602 foi um sucesso!
O lobo ataca a vovozinha no conto "Chapeuzinho Vermelho". Ilustração de Gustave Doré. As turmas analisaram as características físicas e psicológicas presentes nos personagens!
Excelente, Nívea!
ResponderExcluirO passeio para ver a exposição de Chaplin complementará ainda mais. Parabéns!
Obrigada, Paula! Nada disso seria possível sem o apoio de todos vocês! Com certeza, o passeio à exposição "Chaplin e suas imagens" vai ser um complemento importante! A turma está ansiosa e eu também! Beijos enormes!
Excluir