sábado, 17 de março de 2012

Leitura de Imagens - Estrutura Narrativa e Classes Gramaticais através das Artes Visuais


Queridos amigos,

gostaria de compartilhar as experiências desta semana com minhas turmas de 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, na E.M. Madrid, trabalhando a análise de imagens. Foram aulas bastante dinâmicas e as crianças se divertiram muito!

Na 6ª série, estamos trabalhando a estrutura do texto narrativo (tempo, espaço, personagens, enredo) e estudo das classes gramaticais (substantivos, adjetivos e advérbios). Na 8ª série, trabalhamos linguagem verbal e não-verbal, a dupla articulação da linguagem (significante e significado), efeitos de sentido das expressões não-verbais, além de revisão de classe gramatical.

As duas séries trabalham produção textual: construção do texto a partir do desenvolvimento do tópico frasal, formatação do texto, coerência textual, referencialidades, elementos coesivos e seus efeitos de sentido, intertextualidade e as relações inter e intraparagrafais.

Selecionei imagens muito emblemáticas, desde pinturas de Caravaggio a fotografias de Sebastião Salgado, passando pelas obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e pelas ilustrações do desenhista Gustave Doré para o conto de fadas "Chapeuzinho Vermelho", o primeiro texto do caderno pedagógico do 6º ano. Criei um roteiro de exercícios para a análise de cada imagem, a fim de nortear a leitura das turmas. Fiquei impressionada com a concentração e dedicação dos meninos!

As turmas não só fizeram análises muito interessantes e surpreendentemente amadurecidas das obras apresentadas, como também tiveram a oportunidade de elencar, descrever e caracterizar os elementos semióticos mais importantes! Com isso, chegar aos conceitos gramaticais de "substantivo" e "adjetivo", além de compreender o "advérbio" como elemento circunstancial, ficou MUITO mais fácil!

O próximo passo será a produção textual! Estou ansiosa!

Beijos a todos!

Profª Nívea Segreto.


Turma 1802 e a fotografia do ator Gene Kelly em cena do filme "Cantando na Chuva". Foi eleita a mais bonita pelos alunos!

Turma 1602 e ilustração do francês Gustave Doré para o conto de fadas "Chapeuzinho Vermelho".

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo na floresta. Ilustração de Gustave Doré. A análise da turma 1602 foi um sucesso!

O lobo ataca a vovozinha no conto "Chapeuzinho Vermelho". Ilustração de Gustave Doré. As turmas analisaram as características físicas e psicológicas presentes nos personagens!

Para a turma 1602, esta ilustração de Gustace Doré para o conto "Chapeuzinho Vermelho" foi a mais expressiva e a mais impactante!


2 comentários:

  1. Excelente, Nívea!
    O passeio para ver a exposição de Chaplin complementará ainda mais. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula! Nada disso seria possível sem o apoio de todos vocês! Com certeza, o passeio à exposição "Chaplin e suas imagens" vai ser um complemento importante! A turma está ansiosa e eu também! Beijos enormes!

      Excluir