domingo, 3 de abril de 2011

Escritores em Liberdade!

Se você acha que apenas em turmas de projetos podemos estimular criatividade, está redondamente enganado! É claro que o nosso tempo não nos favorece. não é mesmo? Mas é preciso criar um espaço para que o estímulo à leitura e à composição escrita não se perca em meio a nossa rotina de ensino. O aluno precisa enxergar a gramática como uma ferramenta, um meio para se atingir um fim, e não o fim em si mesmo. Essa metodologia tem funcionado não só nas turmas de projeto, mas também nas turmas do Ensino Regular. A turma 1702! é um exemplo! Aqui estão alguns dos trabalhos do exercício "Carta a um amigo", em que os alunos deveriam elaborar uma carta a um destinatário - real ou imaginário! -, indicando algum filme a que tenham assistido. Primeiramente, foi necessário ensiná-los os elementos que compõem uma carta (data, saudação, despedida, a formatação do texto etc.). Em seguida, criamos, juntos, um "modelo" de carta. Depois, com folha de caderno, hidrocor ou lápis de cor, régua e muita criatividade, foi só partir para a brincadeira e colorir a comunicação! Confiram!

















Educação é Alegria!










A minha nova turma Aceleração 3, do Projeto Autonoma Carioca, foi uma agradável surpresa neste início de ano! Primeiramente, o envolvimento e o comprometimento dos meninos com o Projeto - e comigo! - me deixaram muito feliz! As semanas que precederam o carnaval foram o "Período de Integração", quando a turma deveria se entrosar, organizar-se em equipes e aprender a trabalhar de acordo com uma metodologia contextualizada, interdisciplinar e dinâmica. Dividi a turma em 4 equipes - coordenação, socialização, síntese e avaliação. Cada equipe dinamiza a aula e contribui com propostas de atividades a partir de um eixo temático, textos para debates e sugestões de filmes para o nosso Cine Acelera, cujo objetivo é trazer mais uma ferramenta pedagógica para, a partir da linguagem cinematográfica, cruzarmos múltiplos saberes. O Período de Integração foi funbamental para estabelecermos o "tom" de nosso trabalho e de nossa relação interpessoal. A turma tem apresentado muio entusiasmo, alegria, criatividade, dinamismo e, acima de tudo, união! Confiram alguns de seus trabalhos!